Para quem não sabe, eu tive uma muito querida avó que se dava pelo nome de Maria Etelvina de Jesus Alves, a famosa Ti Etelvina. Ora esta linda senhora faleceu em Maio de 2007. Deste modo, e como homenagem, decidi que o dia 23 de Janeiro, data de nascimento desta bomboca que nasceu e viveu na Chã de Alvares, seria o Dia Nacional da Ti Etelvina.Sendo assim, este texto nada tem de cómico. Apenas tem o fundamento de homenagear uma das mulheres que mais amei na minha vida. Obrigado por teres estado sempre presente em todos os momentos que eu quis e precisei que estivesses comigo, obrigado por me teres colorido a vida, obrigado por me teres dado a força que me davas e ainda me dás quando as coisas não correm bem. Adorei-te, adoro-te e sempre te adorarei.
Fazes-me falta. Apesar de te sentir comigo, é com um vazio que eu não sou capaz de descrever que eu fico quando vou à tua casinha e não te vejo à porta, sempre a fazeres-me aquelas perguntas que motivavam as minhas brincadeiras contigo: "Ah nino, então já chegaste?" "Não avó, ainda estou nas portagens da A23!"
Hoje irei visitar-te. Hoje irei falar contigo. Hoje irei estar contigo.
É com lágrimas nos olhos que escrevo tudo isto. Amo-te demais e tenho muitas saudades tuas. Dava tudo para te poder abraçar mais uma vez e voltar a ver a vivacidade do teu olhar, nem que fosse durante um minuto. Num dia, se Deus quiser só daqui a muitos e muitos e muitos anos, irei encontrar-te outra vez e aí irei fazer-te rir como antes fazia. Aí, irei contar-te o que andei a fazer por cá. Aí irei falar-te da minha linda mulher e dos meus filhotes e como eles me fizeram feliz, de como o meu emprego me dava uma boa vida e de como os meus amigos me foram leais. Contar-te-ei tudo! E aí sim, estarei contigo a olhar pelos meus, como estás agora. Por favor, continua. Prometo que não te irei desiludir.
Com todo o amor,
do teu neto Ricardo
Vou agora falar de futebol. Ora bem, há três tipos de jogadores: os bons, os maus e o Luís Filipe. Epá, Deus me perdoe mas o homem é mau. Perante o meu profundo benfiquismo, a verdade é que o gajo é mau. Mas mau mau. Eu acho que ele deve chegar a casa depois de um jogo e a mulher goza com ele.
Agora ponho aqui as regras:

