quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

O Luís Filipe e eu

Vou agora falar de futebol. Ora bem, há três tipos de jogadores: os bons, os maus e o Luís Filipe. Epá, Deus me perdoe mas o homem é mau. Perante o meu profundo benfiquismo, a verdade é que o gajo é mau. Mas mau mau. Eu acho que ele deve chegar a casa depois de um jogo e a mulher goza com ele.
"Então amor, estás bom? (volta-se para o lado e diz baixinho) És uma granda merda!"
"Estou, estou..."
Eu acho que ele quando vai jogar à bola com os filhos para a praia, deve levar ovas dos miúdos. Uma ova, para quem não sabe, é uma cueca. Os miúdos estão a jogar com ele, o Luís Filipe a jogar mesmo a sério, já todo suado e todo podre por andar a correr e a fazer carrinhos desalmadamente, tentando tirar a bola aos filhos, e eles de volta dele a espetarem-lhe ovas. E depois ele diz: "Eh rapaziada valente! O pai está a brincar, né? Às tantas ainda me lesiono e depois o pai não pode jogar no Benfica né filhotes?" E enquanto diz isto, faz um carrinho ao filho a pés juntos, parte-lhe uma perna, em mais uma tentativa desesperada de lhe tirar a bola. Mas não, leva mais uma ova. E os miúdos a jogarem na sua ingenuidade.
Por este andar, seria boa ideia voltar a jogar futebol. Isto porque eu já joguei. É verdade, já andei a espalhar a minha classe por alguns campos de futebol. Era muito jovem e já foi há uns aninhos mas lembro-me ainda de muita coisa.
Do que eu melhor me lembro é dos adeptos do Cascais, clube onde joguei. O grande GDS Cascais. Txiii, que clube. Quando entrava em campo, era tudo a gritar por nós. Cerca de cinco minutos depois continuava tudo a gritar por mim. "Filhádáput*! Vai-te embora ó sua andorinha!" Fantásticos os adeptos do Cascais. Pelas suas palavras, "Vai-te embora ó sua andorinha", podia depreender que eles estavam sempre a incitar-me para eu arrancar para a frente para poder criar ataques perigosos. Sem dúvida, fantásticos. Digo-vos, já não há adeptos assim.
E depois quando eu pegava na bola era tudo a assobiar. Lá está, para enervar os adversários. Assobiando-me, os adversários ficavam apreensivos porque deduziam: "epá, se este gajo está a ser assobiado é porque é muito bom e os adeptos do Cascais querem que ele não jogue tão bem". Lá está. Mas eu perdia sempre a bola e os assobios aumentavam. Mas lá está, era para, à medida que o jogo passava, os enervar cada vez mais e assim perderem o jogo. Mas eram sempre eles a ganhar. Estranho.
Eu lembro-me que era defesa-esquerdo. No fim da temporada, o meu treinador disse-me, muito chateado, que 86% dos golos sofridos pela nossa equipa tinham sido do lado esquerdo. De facto, o nosso médio esquerdo não era lá grande espada. Por acaso joga agora no Barcelona. Há gajos mesmo com sorte.
Lembro-me perfeitamente dessa conversa com o míster. Ele aos gritos comigo, a dizer que eu era tão mau que nunca tinha treinado um jogador pior que eu. Lá está, não devia estar a ter um dia bom...há-que dar um desconto. Mas por acaso também me lembro que a equipa toda estava a mandar vir comigo porque eu era mau. Lá está, os jogadores vêm o treinador triste e chateado com o seu dia, ficam afectados também, não é? Tem lógica. Sim, era isso de certeza.

3 comentários:

Anónimo disse...

Esse atleta do Benfica é um teste à nossa vida,à nossa capacidade de crença enquanto adeptos.
Só podemos ter sido muito maus numa vida anterior.

Rui Coelho disse...

toda a minha solidariedade, também sofri com esse rapaz durante umas duas épocas e sei bem o quanto pode ser difícil.

Anónimo disse...

ha q ter smp uma atitude optimista em relaçao às coisas! é ou nao é tome??tens tda a razao, assim tem mt + logica.. :P **