quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Dia Nacional da Ti Etelvina

Para quem não sabe, eu tive uma muito querida avó que se dava pelo nome de Maria Etelvina de Jesus Alves, a famosa Ti Etelvina. Ora esta linda senhora faleceu em Maio de 2007. Deste modo, e como homenagem, decidi que o dia 23 de Janeiro, data de nascimento desta bomboca que nasceu e viveu na Chã de Alvares, seria o Dia Nacional da Ti Etelvina.
Sendo assim, este texto nada tem de cómico. Apenas tem o fundamento de homenagear uma das mulheres que mais amei na minha vida. Obrigado por teres estado sempre presente em todos os momentos que eu quis e precisei que estivesses comigo, obrigado por me teres colorido a vida, obrigado por me teres dado a força que me davas e ainda me dás quando as coisas não correm bem. Adorei-te, adoro-te e sempre te adorarei.
Fazes-me falta. Apesar de te sentir comigo, é com um vazio que eu não sou capaz de descrever que eu fico quando vou à tua casinha e não te vejo à porta, sempre a fazeres-me aquelas perguntas que motivavam as minhas brincadeiras contigo: "Ah nino, então já chegaste?" "Não avó, ainda estou nas portagens da A23!"
Hoje irei visitar-te. Hoje irei falar contigo. Hoje irei estar contigo.
É com lágrimas nos olhos que escrevo tudo isto. Amo-te demais e tenho muitas saudades tuas. Dava tudo para te poder abraçar mais uma vez e voltar a ver a vivacidade do teu olhar, nem que fosse durante um minuto. Num dia, se Deus quiser só daqui a muitos e muitos e muitos anos, irei encontrar-te outra vez e aí irei fazer-te rir como antes fazia. Aí, irei contar-te o que andei a fazer por cá. Aí irei falar-te da minha linda mulher e dos meus filhotes e como eles me fizeram feliz, de como o meu emprego me dava uma boa vida e de como os meus amigos me foram leais. Contar-te-ei tudo! E aí sim, estarei contigo a olhar pelos meus, como estás agora. Por favor, continua. Prometo que não te irei desiludir.

Com todo o amor,

do teu neto Ricardo

16 comentários:

Parofeco disse...

cm eu te percebo mano...

Rp disse...

És um bom neto!
Abraços

Anónimo disse...

estou contigo mano!orgulho em ti por amares tanto essa bela senhora. abraço

Pão-de-ló disse...

Grande Abraço Tomé :) []

Anónimo disse...

emocionei-me ao ler esse carinho especial. mto lindo isso!! bjo

Anónimo disse...

És o Maior Mano!!! Com certeza a Ti Etelvina há de olhar por ti por mtos e mtos anos pra q vc possa dar brilho aos nossos dias !!! Orgulho-me em ser teu Companheiro !!!
Grande Abraço !!!

Anónimo disse...

Como te entendo, como me identifico com tudo o que tu dissest meu bomboco...como cada palavra tem tanto significado para mim, no que diz respeito ao meu avô albertino e a minha avó São! Tanta falta me fazem eles dois, as piadas do meu avô, o sorriso enorme da minha avó quando nos via ali a chegar ao cimo da rua! Aquele olhar inexplicável que só ela tinha, aquelas brincadeiras tão características do meu avô... e muitas vezes pergunto-me, sabendo a resposta, porquê? Porque temos que ficar sem as pessoas que mais contribuiram para a nossa vida...há momentos em que pedia eternidade para todas as pessoas que amo...mas nem sei, todos temos que partir e cabe aos que ficam lidar com a partida dos outros! Um beijinho enorme tomé***

Anónimo disse...

Ah esqueci-me! Fico lisonjeada por teres escolhido este dia porque a minha bisavó, que eu nunca conheci e que me deu o nome de Sara fazia anos dia 23 de janeiro!**** bjinho

Vasco Cotovio disse...

No que diz respeito aos amigos leais, podes contar comigo ;)

Grande Abraço!

Anónimo disse...

oh tome.. :)tanto q ouvi falar na "ti etelvina" pelos corredores daquela faculdade.. é sabido por tds o quanto a adoras e é linda a maneira como descreves o q sentes.. beijinho grande *

Pong disse...

Bem Tomé, a sério, gostei de ver esse amor que sentes pela tua avó, igual ao que eu sinto pela minha. Bonito dia mundial que criaste. És um bom neto e a tua avó tem tudo para se orgulhar, tal como a tua familia e amigos que se podem gabar do seguinte, «Epah, aquele maluco é meu amigo, é meio variado dos cornos às vezes, mas é um rapazinho que todas as gaijas desejam possuir pela manhã». És *****

Anónimo disse...

Texto muito bonito que ainda assim fica aquém do que realmente sentes pela Tia Etelvina...mas tudo o que escreveste é comovente.
Um abraço bomboca!

Anónimo disse...

Desde que me lembro de ti que te oiço falar na Ti Etelvina com o maior orgulho do mundo! Continua a falar dela e a recordar o melhor que viveram juntos!bj*

Anónimo disse...

Porque aqueles que ama-mos e nos são especiais ficam sempre no nosso coração...agora resta-nos a saudade e a esperança que um dia os voltaremos a encontrar,até la temos a certeza que estão connosco...

Beijo meu querido e não há maneira mais bonita, mesmo depois de já não cá estarem, de homenagear quem nos foi querido, eu não por uma avó mas por um pai,sei o que sentes.

Que todos os dias sejam rodeados pela presença dela, como os meus são rodeados pela presença do meu pai.

sofia c. disse...

LINDO...!!!!

sofia c. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.