sábado, 19 de janeiro de 2008

Os picas

Uma coisa hilariante que eu acho são os picas dos comboios. Epá, eles andam ali com uma postura, no mínimo, cómica. Eu não tenho nada contra eles, a sério que não tenho, mas eles são engraçados.
Reparem que eles andam por ali com uma cara muita séria, como que a imporem o seu respeito no comboio mas têm uma pança maior do a serra da estrela. Pelo menos alguns têm. Se um gajo quiser correr para não pagar o bilhete, está bem está. Eles bem podem correr que não adianta de nada. Isto quando correm. Às vezes limitam-se a olhar e a dizer: "Pst, ó menino, tem que comprar bilhete, mas tu quesver?"
Outra coisa que acho piada é o ar de superiores. Eles passeiam por ali e nunca conseguem esboçar um sorriso. Mas é com toda a gente. Eles passam pelas pessoas e picam os bilhetes com aquele ar de boss. Eu faço ideia, eles passam por um empresário de sucesso que manda no país e olham para ele com aquela cara: "ah ah, eu pico bilhetes!" Pá, não percebo.
E depois não são nada discretos. Quando alguém é apanhado sem bilhete ou com a senha do passe do mês anterior, não se ficam pela multa e dizem bem alto para as pessoas os verem em acção: "ORA BEM, VOCÊ TERÁ QUE SER SUBMETIDO AO PAGAMENTO DE UMA COIMA (e dizem ainda mais alto a palavra "coima" porque é uma palavra importante) DE 200 AEROS, PODENDO PAGAR JÁ OU NUM ESPAÇO COMPREENDIDO DE DUAS SEMANAS. SE POSSO DAR UM JEITINHO? MEU SENHOR, ISSO TERIA QUE FAZER PARA TODOS OS QUE NÃO CUMPREM A LEI. (e depois dizem ainda mais alto): É O MEU TRABALHO. É PARA ISSO QUE EU ESTOU AQUI. É mesmo para o pessoal ficar "whoooo! O grande pica está a fazer o seu trabalho, é para isso que ele está aqui! Sinto-me mais protegido no comboio!" Fantástico.

2 comentários:

mjf disse...

Olá!
Já nem me le,mbro dessa figura " os picas" há anos que não andomde comboio...
Mas a ideia que tenho, também não lhes é favorável

Gostei do teu " espaço" voltarei

Anónimo disse...

LOl esses senhores sao do pior!digo eu q ja passei por essa espectacular sensaçao de ser multada.. e nao é q eles falam exactamente assim?!lol achei piada descreveres tao bem..confessa la tome, tb ja levaste uma multazita.. :P **