quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Os bebés - 1

Há uma coisa a que eu quero fazer referência porque é realmente muito estranho. Vocês já repararam que quando estão a fazer festinhas a um bebé ou a dizer-lhe expressões queridas e afectuosas como: "Olá bebé! És tão lindo!", é a mãe ou a outra pessoa que está a passear o miúdo que responde? "Olá! Eu sou muito bonito não sou?" Epá mas porquê? Ninguém está a falar com ela. Mantenha-se neutro pá. Está bem que o miúdo ainda não fala mas então não falem por ele. Até porque as pessoas podem dizer coisas que o bebé não quer dizer, coisas embaraçosas e que, mesmo o miúdo tendo meses ou até semanas, envergonham a pequena criatura. Do estilo: "Olá bebé! Ena, estás tão lindo!" E a mãe diz: "Olá! Eu sei, olha para mim! Opá, fiz cocó na fraldinha!"
Isto, meus caros e minhas caras, pode desencadear um trauma na criança. Quando crescer, o puto vai ser constantemente recordado que se cagou em pleno jantar de família, no meio do restaurante. E qual vai ser a cara dele?! Em pequeno ria-se porque não sabia o que estavam a dizer sobre ele mas, depois de crescer, vai-se aperceber que estava tudo a olhar para a bosta dele enquanto viam a mãe a trocar a fralda.
Até porque isso parece ser uma fantasia das pessoas quando vêm um bebé a borrar-se na fralda. Como se não fosse uma coisa normalíssima num bebé. Vocês hão-de reparar que, a meio de um lanche onde está a família toda porque a Tia Lina faz anos, num sábado à tarde, quando se ouve alguém a dizer em voz alta (de propósito, porque devem achar um piadão ver merda de bebé): "Olha! O Chiquinho cagou-se!", levanta-se tudo como se dos personagens do Dragon Ball se tratassem, parecendo que têm molas nas cadeiras. "Deixa ver! Deixa ver!" E depois quando a mãe está a limpar o bebé, e aí sim, os bebés têm essa percepção mesmo com poucos dias de vida, ficam mesmo envergonhados. Credo, deixem o miúdo cagar-se à vontade e ser limpo pela mulher que o pôs no mundo. Está nessa idade. Assim como o miúdo não se põe a gozar com a bisavó quando ela se caga sem querer devido à idade avançada, também ela não deve gozar com o bebé.
Epá é o que eu penso.

1 comentário:

Anónimo disse...

a minha mãe é lina. e tenho dito.